28 de Outubro de 2022 - 20:30
Igreja de São Romão de Carnaxide
Oeiras
‘A Arte da Fuga’ de Johann Sebastian Bach
Bach Consort Wien apresenta A Arte da Fuga, provavelmente a mais famosa e ao mesmo tempo a mais rara obra de J.S.Bach para ser ouvida ao vivo. Na instrumentação com violinos, viola, violoncello e cravo, os músicos trazem o seu legado à vida e dominam o desafio gratificante, apresentando o tema articamente variado e os complexos pontos counum espectro colorido de gestos musicais e emoções.
Matemática e criatividade musical, à primeira vista, opostos contraditórios, Bach sabe unir-se nestas dezoito fugas e cânones. Ao mesmo tempo, os fetters autoimpostos da estrita técnica de composição de thi não restringem Bach na sua expressão musical apaixonada. A última fuga deste trabalho inacabado termina logo após a sequência de notas B-A-C-H. Como uma conclusão conciliatória, o coral Vor deinen Thron tret ich errmit é ouvido no redimir G major.
BACH CONSORT WIEN
Fundado em 1999, o ensemble Bach Consort Wien sob a direção de Rubén Dubrovsky rapidamente se desenvolveu para ser um dos mais importantes conjuntos barrocos na Áustria. Com apresentações regulares, Bach Consort Wien está representado no Vienna Musikverein, Palau de la Musica Barcelona e Valência, Mozarteum Salzburg, no Händelfestspiele Halle, Barocktage Melk, em Schwetzingen, Winterthur e outros. O ensemble trabalha com solistas como Bernarda Fink, Franco Fagioli, Michael Schade, Vivica Genaux, Florian Boesch, Christiane Karg e Andreas Scholl. A concertina Agnes Stradner une os membros centrais do agrupamento em diversas formações para destacar a música de câmara barroca.
A discografia do Bach Consort Wien inclui gravações ao vivo de obras sagradas de Antonio Vivaldi com Vivica Genaux e com Andreas Scholl, "Messias" (Gramola), de Handel, e os álbuns "Pace e Guerra" (Harmonia Mundi) e "Vidala - Argentina e Raízes do Barroco Europeu" (Sony).
BACH CONSORT WIEN
Agnes Stradner, violino
Anna Morgoulets, violino
Hana Hobiger, viola
Katarzyna Maria Cichon, violoncelo
Sonja Leipold, cravo